Vista Alegre realiza tradicional festa de Santo Reis.

13/02/2017

Realizada no último dia 28 de janeiro, em Vista Alegre do Alto, a tradicional festa de Santo Reis contou com terço, apresen­ta­ção da companhia de reis Pri­meiro Milênio e shows musi­cais. A ini­cia­tiva, que teve o apoio da pre­feitura do município, atra­vés da Secretaria Municipal de Educa­ção, Esporte, Cultura, Tu­rismo e Lazer, tem como obje­tivo man­ter viva a tradição cul­tural e re­ligio­sa na cidade.

Durante a festa foram ser­vi­dos gratuitamente pão com car­ne moída e refrigerante a to­da comu­ni­dade que lotou a pra­ça cen­tral para acompanhar de perto as fes­tivida­des. Presente no evento, a se­cre­tária Maria Rita Vieira Cunha destacou que “o muni­cípio cum­pre com seu papel de valo­rizar a cultura po­pular”. Ela para­be­nizou os orga­ni­zadores e agra­deceu o traba­lho dos volun­tários.

Em Vista Alegre do Alto, os adeptos e simpatizantes da Fo­lia de Reis tem feito de tudo para dar continuidade à tradi­ção. Além dos músicos instru­men­­tistas e cantores, o grupo se compõe também de dança­ri­nos, palhaços e outras figuras fol­­­clóricas devidamente ca­rac­te­­­rizadas que seguem com re­ve­rência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais.

Saiba mais:

A Folia de Reis é uma festa católica, trazida para o Brasil pelos portugueses durante a época da colonização. Na cul­tura tradicional brasileira, os fes­tejos de Natal eram come­mo­­rados por grupos que visita­vam as casas tocando músicas ale­gres em devoção aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo.

O Dia de “Santos Reis” é ce­lebrado no dia 6 de janeiro e mar­­ca a visita, narrada pela bí­blia, dos três Reis Magos (Bal­tasar, Belchior e Gaspar) ao me­nino Jesus. Mas, os festejos de folia de Reis seguem até feve­reiro.

Confira as imagens: