Vista Alegre do Alto recebe premiação SIM/SINASC do Estado de São Paulo.

29/08/2016

No dia 28 de julho de 2016, o centro de informações estratégicas em vigilância à saúde CIVS / CCD, realizou a premiação estadual SIM/SINASC, que destacou municípios e grupos de vigilância epidemiológica (GVE) pela qualidade das informações dos bancos de dados de Nascimento e mortalidade, bem como, reconhecimento do comprometimento e empenho dos profissionais capacitados na codificação do Cid 10, que com maestria, coletam, preenchem e digitam a informação, com vistas a um trabalho integrado – destaca-se o profissionalismo e dedicação; desenvolvido pelo enfermeiro André Luiz Franzoni e incentivo da secretaria Municipal de saúde, representada atualmente pela gestora Sandra Silvia Terribele de Castro.
O sistema de informação de mortalidade (SIM) e de nascidos vivos (SINASC); É um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos em todo o território nacional.
Trata-se de uma importante ferramenta de gestão, por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO) e SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN).
Desarte, o reconhecimento oficial da qualidade das informações de óbito e nascimento, geradas pelas instituições e municípios que concorrem à premiação SIM/SINASC; sendo 645 municípios, dentre os quais 61 foram premiados, destaque para o GVE XIV de Barretos – SP: Altair, Taquaral, Viradouro e Vista Alegre do Alto.
Devido a imprevistos, não foi possível receber a premiação na cidade de São Paulo no dia 28 de julho de 2016, mais em 18 de agosto, o enfermeiro André Luiz Franzoni, teve a honra de recebê-la, pelas mãos da Diretora Técnica de Saúde II Carla Penha Andrade e da responsável Técnica do SINAN NET Maria Aparecida Miguelon e após pode repassar à gestora de Saúde de Vista Alegre do Alto, Sandra Silvia Terribele de Castro. 

Para Maiores Informações acessar o site: http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/homepage/acesso-rapido/premiacao-simsinasc.-novo